Próteses Totais

As próteses totais, mais popularmente conhecidas como dentaduras, são substitutos para os dentes faltantes. Elas podem ser colocadas e retiradas da boca, e atualmente oferecem uma aparência bastante natural e também bastante conforto – principalmente se comparadas às que eram utilizadas há alguns anos.

Tipos de próteses totais

Existem dois diferentes tipos de próteses totais, sendo a Prótese total convencional e a Prótese total imediata. Caberá ao seu dentista, após analisar seu caso, perceber qual é a melhor alternativa para você.

 

Prótese total convencional

Ela é colocada na sua boca após os dentes terem sido extraídos e o tecido cicatrizado. Dessa forma, como a cicatrização pode levar alguns meses para acontecer, esse é o prazo que você poderá ficar sem os dentes.

Prótese total imediata

Nesse caso, a prótese é instalada logo após a retirada dos dentes. Para que isso ocorra, é feito um molde em consulta prévia, com o qual é feita a prótese, que passará ainda por alguns ajustes ao longo dos meses, já que os ossos sofrem pequenas mudanças após a cicatrização – fazendo com que a prótese perca sua estabilidade.

 

Como funciona a prótese total

A prótese total possui uma base acrílica na cor da mucosa bucal e se instala sobre a sua gengiva. Sua base superior cobre todo o céu da boca e a base inferior é feita de forma que sua língua possa ficar normalmente acomodada na sua boca – seu formato lembra o de uma ferradura.

 

Quanto tempo leva para eu me acostumar com a prótese?

Podem levar algumas semanas – ou, em alguns casos, meses – para que você se acostume com a prótese dentro de sua boca.

Alguns atos, como falar ou comer exigirão um pouco de prática, e será comum a sensação de que os dentes estão soltos até que seus músculos da boca e língua se habituem a segurar a prótese.

Uma pequena ulceração não é incomum, mas caso sinta muita irritação no lugar, é indicado consultar seu dentista.

 

Cuidados com as próteses

  • Ao manuseá-la, coloque-a sobre uma toalha ou recipiente com água. As próteses são delicadas, e um impacto pode causar sua quebra;
  • Não a deixe secar ou use água quente, pois ela pode deformar;
  • Escove a prótese diariamente para retirar todo o resíduo de alimentos e placa bacteriana;
  • Escove a gengiva, língua e palato (céu da boca) todas as manhãs com uma escova de cerdas suaves. Além de remover a placa, isso também ajudará a estimular a circulação nos tecidos do local;
  • Visite seu dentista caso ocorra algo com a prótese (quebra, lascado, rachadura), e não tente ajustá-la sozinho, pois isso pode danificar a prótese e também machucar sua boca.

Os profissionais da BLU estão preparados para recebê-lo e fazer um tratamento rápido e seguro. Entre em contato e marque uma consulta para que possamos fazer a sua avaliação.