Tratamentos Preventivos

Consultas periódicas com seu dentista são de extrema importância para sua saúde como um todo – e não somente para a bucal.

Doenças dentárias ou mesmo a falta de tratamentos podem trazer sérios problemas à sua saúde, tais como infecções, danos nos ossos ou nervos e uma posterior perda dos dentes.

Além disso, problemas dentários podem dificultar a mastigação e a alimentação, o que gera dificuldade na digestão e mau hálito.

Também é preciso observar a posição da arcada superior e da arcada inferior, já que seu mal posicionamento pode ocasionar algumas disfunções, como a disfunção articulação temporo-mandibular (ou ATM) – que está diretamente associada a dores de cabeça, dificuldades na mastigação e sons de estalo durante a abertura ou fechamento da boca.

A saúde bucal interfere em toda sua saúde

Inflamações periodontais e outras doenças da gengiva influenciam em diversas disfunções em nosso organismo, como diabetes, parto prematuro, doenças cardiovasculares, dentre outros.

E, ainda, de acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a cárie afeta até 60% das crianças com idade de até 15 anos, e outras doenças bucais (como doenças na gengiva, reabsorção óssea e desgaste dos dentes) afetam cerca de 95% dos adultos.

Dessa forma, podemos perceber o quanto é importante manter em dia sua saúde bucal, o que muitas vezes é negligenciado por muitas pessoas, que não dão a devida importância a tratamentos preventivos.

Como prevenir essas doenças?

Apesar de a visita ao dentista de forma regular ser essencial, também é preciso que sejam tomados alguns cuidados em casa, seja na escovação ou no uso do fio dental.

O uso correto do fio dental e a escovação após refeições, além de ajudarem a manter os dentes saudáveis, são importantes aliados no combate à cárie e retração gengival, além de diversas outras disfunções que poderiam ser evitadas com uma higiene bucal adequada.

Porém, apesar desses procedimentos em casa, também é necessária uma avaliação periódica com seu dentista, que poderá indicar procedimentos que sejam importantes para cada caso.

Entre em contato conosco para que possamos marcar uma avaliação!